2009/10/10 - Marcha de Montanha"Urtigosa e o Vale" - Arouca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2009/10/10 - Marcha de Montanha"Urtigosa e o Vale" - Arouca

Mensagem  Joana em 2009-10-01, 17:33



A Adefacec tem o enorme prazer de, a 10 de Outubro,
O convidar a acompanhar-nos e percorrer um trilho encantador
Por terras de Arouca.
No final da actividade, proporcionaremos uma visita guiada ao Museu
De Santa Maria de Arouca e ainda ao interior do seu imponente Mosteiro.

Por si e pela sua saúde, caminhe!

Por nós, acompanhe-nos!

Arouca

Vila Portuguesa, pertencente à área Metropolitana do Porto, região Norte e sub-região de entre Douro e Vouga, tem cerca de 3.100 habitantes.
Actualmente, o concelho congrega vinte Freguesias. Território, povoado desde tempos remotos, como comprovam os múltiplos vestígios pré-históricos encontrados.
Sofreu uma romanização tardia, talvez por se encontrar localizada um pouco afastada das principais vias de comunicação Norte/Sul. Relativamente a períodos mais recentes da nossa história, como as incursões muçulmanas, temos uma maior e melhor informação. Neste período, os núcleos populacionais ficaram praticamente desertos de cristãos que se refugiaram em locais de difícil acesso, ou em paragens mais a Norte. Com os progressivos avanços da reconquista Cristã para Sul, terão paulatinamente regressado às suas origens.
No entanto, a história de Arouca ganha importância, destacando-se de outras terras, a partir da fundação do seu Mosteiro e sobretudo do ingresso, na sua comunidade de religiosas, de D. Mafalda, filha de D. Sancho I. A partir daí, a história e desenvolvimento de Arouca ficou sempre intrínsicamente ligada ao seu Mosteiro. Foi, aliás à sua volta que durante séculos, o povo arouquense viveu. O Mosteiro foi fundado e erigido no século X, por Loderigo e Vandilo, nobres de Moldes, sendo o seu padroeiro S. Pedro. Foi graça ao legado que as monjas nos deixaram que ainda hoje, podemos saborear e deliciarmo-nos com a sua doçaria conventual. As castanhas e morcelas doces, o manjar de língua, as barrigas de freira, as roscas e charutos de amêndoa e a bola de S. Bernardo, constituem únicas e perfeitas iguarias de qualidade superior. Na doçaria regional destacamos os melindres, o pão-de-ló e as cavacas.
E será por estas terras que teremos o privilégio de caminhar. Admiraremos um esplendoroso vale, com vegetação abundante e onde predominam, entre outros, salgueiros, amieiros, choupos e castanheiros. Passaremos igualmente por vários núcleos populacionais, onde as árvores de fruta, a vinha, a oliveira, as hortas e os campos de milho, emolduram e aconchegam uma lindíssima paisagem.
E será igualmente por estas encantadoras terras que teremos o prazer de a/o(s) acompanhar, em mais esta marcha de montanha organizada pela Adefacec. No final da actividade de montanha, faremos ainda uma visita guiada ao interior do imponente Mosteiro de Arouca e também ao Museu de Santa Maria de Arouca.
F. Beça
avatar
Joana

Mensagens : 205
Data de inscrição : 29/03/2008
Idade : 28

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum