A MOCHILA - 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A MOCHILA - 2

Mensagem  José Monteiro em 2008-04-19, 11:16

COMO ESCOLHER A MOCHILA

[u]A capacidade certa


Uma mochila boa é uma mochila leve. Portanto, pense bem no que deseja transportar e compre uma mochila com o tamanho adequado – nunca compre uma maior do que o necessário. Lembre-se que quanto maior for a mochila, maior será o peso que terá que deslocar, tornando assim progressão mais difícil e a caminhada muito mais cansativa.




Peso máximo

O limite máximo, de peso que você deverá transportar é de cerca de 1/3 (um terço) do seu peso corporal ideal, o que varia em função da sua altura e do seu tipo de estrutura física. É claro que o seu historial médico também tem influência. Mas, 1/3 do peso corporal é o limite máximo. Existe um limite confortável e seguro, que depende do quanto você está em forma, do seu vigor físico (o que varia com a idade) e da sua habilidade motora.


COMO ARRUMAR A MOCHILA

Distribuição do peso





Como arrumar

Separe todo o material. E comece a decidir o que levar nas bolsas (e em que bolsas) da mochila, e o que levar no compartimento principal. Deixe as miudezas (repelente, protector solar, canivete, cantil) para as bolsas, onde serão encontradas com mais facilidade. Por último, arrume tudo dentro da mochila. Nada de deixar coisas penduradas por fora (como o saco de dormir) que vão se prendendo a ramos, silvas e canas, com o risco de serem arrancadas ou de arrebentarem as presilhas e correias.


  • Acomode primeiro o que dificilmente será usado durante o dia: saco-cama, colchão, tenda, fogareiro e utensílios de cozinha.

  • Equipamento fotográfico, documentos, muda de roupa e lanche para o dia são colocados por último.

  • Impermeável, gorro, luvas ou outros artigos de necessidade imediata podem ser colocados na bolsa de tampa, se houver uma.

  • Procure distribuir os objectos de modo a equilibrar o peso, para que a mochila não fique mais pesada de um lado do que do outro, esforçando uma alça (e o ombro) mais do que a outra.




Considerações finais

Algumas considerações que deverá fazer antes de escolher o tamanho da sua mochila: o volume exacto depende também das suas características físicas e de outros factores. Dependendo da sua altura, resistência física e experiência na actividade, a escolha pode variar. Por exemplo, uma mulher de 1,60 cm e 50 kg dificilmente irá carregar uma mochila de 75l com 12kg de peso. Neste caso, o melhor é uma mochila de 60l, no máximo. Os tipos de equipamento que serão levados é também fundamental para a escolha. Equipamentos modernos, como sacos de dormir, tendas e fogareiros têm volume reduzido e alta eficiência. Os mais antigos ou mais baratos normalmente têm mais peso e às vezes são menos eficientes. A experiência em saber o que será útil ou não na viagem faz muita diferença. Excesso de roupa, muito alimento, equipamentos inúteis são erros comuns que requerem mais volume e aumentam o peso da mochila. E não confie na impermeabilidade de mochila nenhuma em caso de chuva, já que, por melhor que seja a marca, as perfurações das costuras deixam sempre passar água. Portanto, para se prevenir, embale em sacos plásticos objectos que deverá manter a salvo, como a muda de roupa, o saco-cama, documentos e máquina fotográfica.


Este trabalho constitui parte do Módulo "Logística e Técnicas de Campo", que leccionei já este ano, integrado numa acção de Formação de Animadores de Programas de Lazer e Natureza, que decorreu em Nisa.

José Monteiro

Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/04/2008
Idade : 53
Localização : NISA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum