2009/02/14 - Caminhada a Baldios-Ribeira de S. Martinho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2009/02/14 - Caminhada a Baldios-Ribeira de S. Martinho

Mensagem  Grupo Flamingo em 2009-01-27, 11:35

Bom dia,

A nossa actividade irá desenvolver-se no Concelho de Montemor, começaremos por ir visitar o Centro Interpretação Ambiental dos Sítios de Cabrela e Monfurado localizado numa antiga Escola Primária de Baldios, onde iremos escutar uma pequena prelecção por Célia Godinho, funcionária do Centro.

Seguidamente, iniciaremos a nossa actividade de caminhada em que nos dirigiremos para a Albufeira de Morganhos, local em que se pode apreciar várias aves: Milhafre-Preto, Cegonha-Branca, Garça-real, Patos, Galinholas, etc.

Trata-se de um percurso com algumas descidas e subidas em circuito fechado, caminharemos por campos de sobrado, com bastantes estevas e rosmaninho que nesta altura do ano não estão floridos, mas que deixam um aroma no ar bastante agradável.

A caminhada termina com o nosso regresso ao Centro, local onde almoçaremos, o autocarro estará no local, portanto não é necessário transportar o dito às costas. Cerca de uma hora depois iremos de autocarro para a cidade de Montemor-o-Novo. Iremos fazer a 2ª parte do nosso passeio, um circuito urbano pela cidade de Montemor em que poderemos observar o património urbano e histórico.~

O percurso inicia-se junto do Posto de Turismo, onde nos será transmitida alguma informação sobre o passeio que iremos realizar. Por ruas, ruelas, travessas e praças em que o branco que nos ofusca é predominante chegaremos ao Castelo.

Aí iremos visitar o Centro Interpretativo do Castelo em que nos será dada uma explicação histórica que nos enquadrará no rico passado desta terra alentejana, visitado o Castelo retornaremos para o Posto de turismo continuando o percurso assinalado.



HORÁRIO/PROGRAMA

· 07h45 – Encontro junto ao Moinho de Maré de Corroios
· 08h00 – Partida;
· 09h15 – Chegada a Montemor-o-Novo, paragem para café
· 09h45 – Partida para Baldios; Início da caminhada;
· 10h10 – Centro Interpretativo Ambiental;
· 10h30 – Início da actividade;
· 11h45 - Paragem para repor energias (lanche);
· 13h00 – Almoço;
· 14h00 – Partida para Montemor-o-Novo;
· 14h30 – Inicio do percurso urbano;
· 17h30 – Fim do percurso
· 17h45 – Partida para Corroios;
· 19h00 - Chegada a Corroios (Moinho de Maré);


Nota: O lanche e almoço estarão a cargo de cada participante


PERCURSO: A caminhada tem uma extensão aproximada de 8.6 km, circuito urbano cerca de 3 km. A actividade desenvolve-se em circuito misto no campo por estradão e no circuito urbano por asfalto. O percurso é maioritariamente efectuado em terreno plano.

Carta militar utilizada Nº 447 esc: 1/25000 do IGE

Nota: Não há possibilidade de obter água durante o percurso, no campo. Cada participante deverá providenciar a sua alimentação.

GRAU DE DIFICULDADE: Dadas as características do percurso, considera-se que globalmente o grau de dificuldade é “Médio Menos”.

CUSTOS DA ACTIVIDADE: Associados: 8 euros; N/associados: 10 euros

INFORMAÇÕES ÚTEIS: Aconselha-se o uso de boné ou chapéu, calçado adequado, corta-vento, chapéu-de-chuva (dependendo das previsões climatéricas) e água.

Contactos para inscrições: caminhadas@grupoflamingo.org ou 96 95 94 630


Grupo Flamingo

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum