Homologação de percursos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Homologação de percursos

Mensagem  ManelSó em 2009-01-14, 15:02

Viva,

Gostaria de colocar uma dúvida, sobre as homologações de percursos pedestres em Portugal.

Pelo que me apercebi, são feitas pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Mas qual o seu valor real? Quais as garantias de um percurso homologado? Como sei se os percursos de uma entidade promotora estão homologados e cumprem os requisitos mínimos de manutenção? Afinal quem está habilitado para tomar a iniciativa de marcar trilhos em Portugal?

Deixo aqui um exemplo:

Porque é que no mesmo Concelho como Arcos de Valdevez, há percursos homologados, como os do Parque Nacional da Peneda Gerês e outros aparentemente sem homologação, como os da Valimar, sendo que há até um caso em que dois trilhos se sobrepõem e têm nomes algo coincidentes. Refiro-me ao trilho Interpretativo do Mezio do PNPG, homologado e o Trilho do Mezio - Ribeira de Vilela da Valimar que pelo menos não consta na base de dados da FCMP. Ambos começam no mesmo local. O da Valimar não tem placa de início de percurso (eu nunca a encontrei e já o fiz 3 vezes). Como eu, já falei com outros pedestrianistas que não tomaram muita muita atenção à placa de início de percurso, começaram a fazer o da Ribeira de Vilela com 10 km, e pelas marcas, foram dirigidos ao do PNPG, de 1,8 km. É claro que ficamos espantados que em uma hora ou menos, onde nada bateu certo, com a descrição e mapa, chegamos à placa de final do trilho.

Isto é uma situação excepcional, dos concelhos de Ponte da Barca e Arcos e Valdevez, por onde ando bastante, ou generalizada?

Por último e a propósito dos percursos da Valimar, tenho encontrado diversos, problemas de má marcação e manutenção. Quem estiver interessado, pode ver um tópico sobre este assunto no meu blogue (link em baixo da assinatura).

Até breve!

ManelSó
http://aromancias.blogspot.com/search/label/Pedestrianismo

ManelSó

Ver perfil do usuário http://aromancias.blogspot.com/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: