2008/10/25 - Caminhada Sintra-"SUBIR A SERRA, (PRE)SENTINDO O ATLÂNTICO"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2008/10/25 - Caminhada Sintra-"SUBIR A SERRA, (PRE)SENTINDO O ATLÂNTICO"

Mensagem  henrqs em 2008-10-22, 18:49

130 - "SUBIR A SERRA, (PRE)SENTINDO O ATLÂNTICO"

O percurso
A Serra de Sintra, ou Serra da Lua como foi designada em tempos remotos, envolta constantemente em brumas e frondosa vegetação, desde sempre encerra em si mesma algo de misterioso e oculto, local privilegiado de meditação e fonte inspiradora de poetas, escritores e outros artistas.

Colares, é o ponto de partida para este percurso. Entre denso casario e Quintas, depressa nos embrenhamos à descoberta de caminhos e trilhos em subida espectacular e exigente, até ao Monge. Aqui, a paisagem para sul é muito abrangente, onde se consegue avistar, se não houver os habituais nevoeiros, grande área à volta da foz do rio Tejo. Segue-se para poente, em direcção ao Atlântico, deixando para trás a floresta de pinheiros, cedros e acácias, surgindo agora um coberto vegetal diferente, mais arbustivo e mediterrânico, sendo notória a influência marítima. A subida ao maciço da Peninha é o ponto de retorno do percurso. O parque de merendas, zona de curiosas penedias e de exuberante vegetação será o início de prolongada descida até Colares, onde seremos surpreendidos, não só pela paisagem, mas também por algum património construído.

- Data: 25 de Outubro de 2008
- Local: Colares / Serra de Sintra
- Extensão: 17 Km
- Grau de dificuldade: IV (escala de I a V)
- Duração: 6 horas

- Partida / Chegada: Colares [Parque de estacionamento nas traseiras do edifício da Agência Municipal de Energia de Sintra / Junto à Adega de Colares] N 38º 48.275’ - W 09º 26.962’

- Briefing: 8.30 h. Pede-se o máximo de pontualidade.
- Inscrições: até à véspera do passeio e limitadas a 20 pessoas. A fim de custear despesas de reconhecimento do percurso, a contribuição de 5,00 "Mariolas" será feita no dia do passeio.

- Dado o carácter informal e não lucrativo dos nossos passeios, não há seguro, por isso, é da responsabilidade de cada um, eventuais percalços pessoais que possam ocorrer durante os mesmos.

- Contactos: Pedro Roque - Tlm. 965 464 242 / Tel. 261 316 607 / jp.rock@meo.pt
Paulo Bernardes - Tlm. 962 744 508

NOTA - Não serão permitidos animais domésticos durante os passeios.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES COMO AS DICAS PARA CHEGAR AO PONTO DE PARTIDA E A PREVISÃO METEOROLÓGICA NO SÍTIO DO COSTUME (também será possível ver o número de pessoas inscritas até à data, sendo actualizado diariamente):

www.mariolas.com

"MARIOLAS - Pedestrianismo"
Pedro Roque
Paulo Bernardes

henrqs

Mensagens : 103
Data de inscrição : 07/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum