2013/06/16 - Cornos do Diabo [Parque Natural da Serra da Estrela]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2013/06/16 - Cornos do Diabo [Parque Natural da Serra da Estrela]

Mensagem  trilhosdeideias em 2013-05-16, 09:57

Passeio na Serra

Para mais informações aceda ao website desta actividade ou contacte-nos!


“Cornos do Diabo” é o sugestivo nome do curioso rochedo localizado junto às águas da ribeira da Caniça, naturalmente ornamentado, mas que quase parece ter sido esculpido por mão humana.

Com início na Lapa dos Dinheiros, uma típica aldeia no sopé da Serra da Estrela, propomos um passeio por levadas, cascatas e lugares paradisíacos. O percurso é quase sempre bastante acessível, ao longo de caminhos florestais, levadas que transportam a água que alimenta as centrais hidroeléctricas da nossa Serra e por trilhos que cruzam bosques de carvalhos e castanheiros seculares.

O caminho florestal por onde começamos a caminhada, de desnível suave e vistas largas, rapidamente se transforma numa ancestral calçada que nos conduz ao “Sumo da Caniça”. Aqui, as águas da Ribeira da Caniça somem-se por entre enormes fendas entre blocos de granito, ressurgindo apenas sob a forma de cascatas junto aos “Cornos do Diabo”. E é precisamente para lá que nos iremos dirigir em seguida!

Após os Cornos do Diabo entramos no trilho ao longo da levada, seguindo tranquilamente pela encosta do vale. Mais à frente espera-nos a Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros, mas ainda há tempo para uma visita ao Buraco da Moura (uma gruta natural com vestígios de ocupação pré-histórica) e as Quedas da Caniça, um ressalto no leito da ribeira por onde as águas da Caniça se precipitam.

Antes de regressarmos à Lapa dos Dinheiros ainda há tempo para descontrair um pouco junto à praia fluvial ou para um mergulho se o calor a isso convidar! O programa inclui ainda coffeebreak de montanha, reportagem fotográfica, equipamento específico de montanha e toda a nossa paixão pela Serra. Sigam o nosso Trilho!

Destaques

Grau de Dificuldade: Fácil (2/5)
Duração: 5 a 6 horas
Distância: 8 km
Desnível Positivo Acumulado: 400m
Percurso Circular
Lapa dos Dinheiros
Sumo da Caniça
Cornos do Diabo
Ribeira da Caniça
Sistema Hidroeléctrico da Serra da Estrela
Gruta do Buraco da Moura
Quedas da Caniça
Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros
Levadas, calçadas medievais e caminhos florestais
Biodiversidade e paisagem de montanha
avatar
trilhosdeideias

Mensagens : 22
Data de inscrição : 12/04/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum