2013/05/25 - Cântaro Magro e Espinhaço de Cão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2013/05/25 - Cântaro Magro e Espinhaço de Cão

Mensagem  trilhosdeideias em 2013-05-16, 09:21

Caminhada de Montanha

Para mais informações aceda ao website desta actividade ou contacte-nos!



A subida pelo trilho de montanha que começa no Covão d'Ametade, apesar de por vezes íngreme, é facilmente superada e quase sem darmos conta estamos no Covão Cimeiro, o maior dos circos glaciários da Estrela. Neste magnífico anfiteatro natural podemos dizer que estamos no "coração da Serra", onde as águas do Zêzere ganham forma de rio e a presença dos Cântaros pode ser sentida como em mais lado algum.

A vegetação esparsa reflecte os rigores do clima de montanha. Nas paredes rochosas do Cântaro Magro podemos encontrar pontualmente o Zimbro (Juniperus communis subsp. alpina) ou a Caldoneira (Echinospartum ibericum), arbustos estes que crescem modelados à forma das rochas para fazer frente à força dos ventos.

Subindo por entre a cascalheira da Rua das Roseiras chegamos ao planalto, a par com o cume do Cântaro Magro. Com alguma sorte, no Inverno, poderemos ainda surpreender uma raríssima Escrevedeira-das-Neves (Plectrophenax nivalis), um Melro-de-peito-branco (Turdus torquatus), ou a mais comum Ferreirinha-alpina (Prunella collaris). E, sempre que as condições do terreno o permitam, faremos a ascensão ao cume do Cântaro Magro (1.928m), o mais emblemático da nossa Serra!

As paisagens moldadas pelos glaciares vão-se sucedendo ao longo do trilho e das "estórias" sobre a Serra. Com vista privilegiada sobre o Vale Glaciário de Alforfa e o Covão do Ferro, seguiremos a descida pelo trilho do Espinhaço de Cão até à Nave de Santo António, esse imenso cervunal ainda pastoreado pelos rebanhos que dão o melhor Queijo da Serra.

Para conhecer um pouco mais da diversidade do nosso maior Parque Natural ou para simplesmente desfrutar da fuga da metrópole e mergulhar nestas paisagens de postal, siga o nosso Trilho e venha connosco apaixonar-se pela Serra!


Destaques

Grau de Dificuldade: Exigente (4/5)
Duração: 6 a 7 horas
Distância: 9 km
Desnível Positivo Acumulado: 650m
Percurso Circular
Covão d'Ametade (1.420m)
Covão Cimeiro (1.620m)
Ascensão ao cume do Cântaro Magro (1.928m)
Covão do Boi (1.870m)
Espinhaço de Cão
Vale Glaciário de Alforfa
Nave de Santo António (1.550m)
Vale Glaciário do Zêzere
Trilhos de montanha
Biodiversidade e paisagem de montanha
avatar
trilhosdeideias

Mensagens : 22
Data de inscrição : 12/04/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum