2013/04/14 Garganta de Loriga [ de Loriga à Torre ] (Serra da Estrela)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2013/04/14 Garganta de Loriga [ de Loriga à Torre ] (Serra da Estrela)

Mensagem  trilhosdeideias em 2013-04-01, 14:56

Caminhada de Montanha
Parque Natural da Serra da Estrela

Para mais informações, clique aqui.




A Garganta de Loriga é um dos sete vales de origem glaciária que existem na Serra da Estrela. Subir este vale, desde a vila de Loriga até à Torre, é sem dúvida uma das mais fantásticas experiências de montanha a realizar na Serra. São 1400 metros de desnível acumulado para "sentir" em toda a plenitude o prazer de chegar a pé ao ponto mais alto de Portugal Continental!

Para chegar ao Malhão da Torre, que assinala os 1.993 metros acima do nível do mar, a longa subida será feita por trilhos que ainda hoje são percorridos por pastores e seus rebanhos para chegar aos pastos de altitude.

Nas vertentes abruptas do vale ainda persiste o Azevinho (Ilex aquifolium) e o Azereiro (Prunus lusitanica), memórias dos bosquetes que outrora dominavam a vegetação do vale, entre muitas outras relíquias da flora estrelense. Noutros tempos, durante o último período glaciário, a paisagem terá sido completamente diferente com uma massa imensa de neves perpétuas que vagarosamente ia fluindo e moldando o perfil da Garganta de Loriga.

Agora, teremos apenas a companhia das águas da Ribeira da Nave que correm em sentido contrário ao que percorreremos. Os Covões também se irão sucedendo: o da Areia, o da Nave, o do Meio e o do Boeiro. Já no planalto, encontraremos os Poços de Loriga que alimentam o caudal da ribeira durante todo o ano. Aqui já se sente a chegada ao topo de Portugal e em breve avistaremos as torres de radar e demais construções que ofuscam a beleza simbólica deste lugar.

O programa inclui ainda coffeebreak de montanha, reportagem fotográfica, equipamento específico de montanha e toda a nossa paixão pela Serra. Chegar à Torre a pé é sem dúvida a definitiva conquista da maior montanha portuguesa e para isso basta seguir o nosso Trilho!


Destaques

Grau de Dificuldade: Exigente (4/5)
Duração: 7 a 8 horas
Distância: 11km
Desnível Positivo Acumulado: 1400m
Percurso Linear
Vale Glaciário da Garganta de Loriga
Covão da Areia (1.480m)
Covão do Meio (1.650m)
Poços de Loriga (1.820m)
Planalto Superior
Subida ao ponto mais alto de Portugal Continental (Torre, 1.993m)
Trilhos de montanha e caminhos florestais
Biodiversidade e paisagem de montanha
avatar
trilhosdeideias

Mensagens : 22
Data de inscrição : 12/04/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum