2013/05/11 - Subida ao Alto das Portas de Ródão (Vila Velha de Ródão)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2013/05/11 - Subida ao Alto das Portas de Ródão (Vila Velha de Ródão)

Mensagem  Caminhos Com Vida em 2013-03-20, 12:01

Rasgando a imponente crista quartzítica, o rio Tejo corre encaixado passando por uma abertura chamada Portas de Ródão. Com cerca de 170 metros de desnível, este autêntico monumento natural é o habitat de muitas espécies rúpicolas.

Propomos-lhe um percurso circular, desde Vila Velha de Ródão até ao alto das Portas já na margem esquerda do rio. Por entre zimbros e acompanhados pelo Grifo em voo planado, iremos encontrar vestígios geológicos de um Tejo diferente.

Pontos de interesse: Garganta das Portas de Ródão; Colonia de Grifos (espécie de abutre Gyps fulvus); Possibilidade de observação de Águia-de-Bonelli (Hieraaetus fasciatus) e Cegonha-preta (Ciconia nigra); Grande população de Zimbro (Juniperus oxycedrus); População de Orquídeas (Orchis morio e Serapias lingua); População da planta carnívora Drosophyllum lusitanicum; Mina de Ouro Romana do Conhal do Arneiro; Troncos fósseis.

Sugestão: Poderá utilizar o comboio da linha da Beira Baixa, tendo como destino a estação de Ródão, para se deslocar até ao local de início da atividade.

Mais informação em www.caminhoscomvida.com


Caminhos Com Vida

Mensagens : 136
Data de inscrição : 09/07/2009

Ver perfil do usuário http://www.caminhoscomvida.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum