2013/03/24 - Garganta de Loriga - de Loriga à Torre [Parque Natural da Serra da Estrela]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2013/03/24 - Garganta de Loriga - de Loriga à Torre [Parque Natural da Serra da Estrela]

Mensagem  trilhosdeideias em 2013-03-08, 16:27

Caminhada de Montanha
[ 24 Março 2013 ]


Para obter informação completa sobre a actividade, consulte a página do evento aqui.

[ inscrição 30 € ]



A Garganta de Loriga é um dos sete vales de origem glaciária que existem na Serra da Estrela. Subir este vale, desde a vila de Loriga até à Torre, é sem dúvida uma das mais fantásticas experiências de montanha a realizar na Serra. São 1400 metros de desnível acumulado para "sentir" em toda a plenitude o prazer de chegar a pé ao ponto mais alto de Portugal Continental!

Para chegar ao Malhão da Torre, que assinala os 1.993 metros acima do nível do mar, a longa subida será feita por trilhos que ainda hoje são percorridos por pastores e seus rebanhos para chegar aos pastos de altitude.
Nas vertentes abruptas do vale ainda persiste o Azevinho (Ilex aquifolium) e o Azereiro (Prunus lusitanica), memórias dos bosquetes que outrora dominavam a vegetação do vale, entre muitas outras relíquias da flora estrelense. Noutros tempos, durante o último período glaciário, a paisagem terá sido completamente diferente com uma massa imensa de neves perpétuas que vagarosamente ia fluindo e moldando o perfil da Garganta de Loriga.
Agora, teremos apenas a companhia das águas da Ribeira da Nave que correm em sentido contrário ao que percorreremos. Os Covões também se irão sucedendo: o da Areia, o da Nave, o do Meio e o do Boeiro. Já no planalto, encontraremos os Poços de Loriga que alimentam o caudal da ribeira durante todo o ano. Aqui já se sente a chegada ao topo de Portugal e em breve avistaremos as torres de radar e demais construções que ofuscam a beleza simbólica deste lugar.

O programa inclui ainda coffeebreak de montanha, reportagem fotográfica, equipamento específico de montanha e toda a nossa paixão pela Serra. Chegar à Torre a pé é sem dúvida a definitiva conquista da maior montanha portuguesa e para isso basta seguir o nosso Trilho!
avatar
trilhosdeideias

Mensagens : 22
Data de inscrição : 12/04/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum