2013/01/13 Nave da Mestra e Fragões das Penhas Douradas (Serra da Estrela)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2013/01/13 Nave da Mestra e Fragões das Penhas Douradas (Serra da Estrela)

Mensagem  trilhosdeideias em 2012-12-14, 14:13

Caminhadas de Montanha
Parque Natural da Serra da Estrela

Para mais informações consulte a página do evento, aqui!



Chegar à Nave da Mestra através da mítica "talisca", a enorme fenda no bloco granítico sobranceiro à Casa do Juíz, é em si uma experiência única. Uma verdadeira caminhada de montanha em pleno planalto serrano, para descobrir a Serra para além do que se vê das estradas asfaltadas!

Siga o nosso Trilho e apaixone-se pela Serra!




Na Nave da Mestra, com a "talisca" em fundo




A Nave da Mestra é um daqueles locais incontornáveis da Serra da Estrela. Localizada a 1.650m de altitude, em pleno planalto serrano, são muitos os pontos de interesse que aqui podemos encontrar, desde a “Casa do Juiz” construida em 1910, até à mítica “Talisca”, uma fractura no enorme bloco granítico por onde iremos atravessar.

Com início junto à barragem do Vale de Rossim, bem próximo das Penhas Douradas, iremos percorrer o planalto serrano por entre os zimbros , urzes e cervunais, que marcam tão intensamente a paisagem. Estes trilhos são ainda hoje percorridos por pastores e seus rebanhos em busca dos pastos de altitude que dão o característico sabor ao famoso Queijo da Serra.

Iremos ainda conhecer bem de perto os imponentes fragões que dão nome às Penhas Douradas: a "Rasa", a "Ângela", a "Fraga das Penas" e a "Penha Gorda".

Para conhecer um pouco mais da diversidade do nosso maior Parque Natural ou para simplesmente desfrutar da fuga da metrópole e mergulhar nestas paisagens de postal, com a total liberdade de seguir o trilho dos guias de natureza mais apaixonados e conhecedores da nossa Serra!


Programa
- Encontro com os participantes: 09:30 horas no Vale de Rossim, no estacionamento junto ao paredão da barragem (ver mapa abaixo)

- Duração prevista: 6 a 7 horas

- Desnível acumulado: 500 m

- Grau de Dificuldade: Moderado

- Percurso circular por trilhos de montanha

- Pontos de Interesse: Penhas Douradas, Vale de Rossim, Fragões das Penhas, Planalto Central, Nave da Mestra, Casa do Juíz
avatar
trilhosdeideias

Mensagens : 22
Data de inscrição : 12/04/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum