2012/11/17 - Vales Glaciários do Zêzere e Candeeira (Serra da Estrela)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2012/11/17 - Vales Glaciários do Zêzere e Candeeira (Serra da Estrela)

Mensagem  trilhosdeideias em 2012-10-31, 15:19

Caminhadas de Montanha
Parque Natural da Serra da Estrela

Mais informação no seguinte link!

Uma Caminhada de Montanha por dois dos mais belos vales glaciários da Serra da Estrela: o Zêzere e a Candeeira. É um trilho para nos adentrarmos pelos grandes espaços da Estrela e sentir a imensidão da montanha.

Siga o nosso Trilho e apaixone-se pela Serra!



Vale Glaciário da Candeeira com o Cântaro Gordo em fundo


O Covão d'Ametade, onde a 1.420m iremos começar e terminar a caminhada, é um dos mais visitados pontos de interesse da Serra.

No entanto, para nós, será apenas o ponto de partida. Um fantástico ponto de partida... Mas a verdadeira Serra começa é para além do que se vê da estrada!

Ao percorrer o Vale Glaciário da Candeeira iremos verdadeiramente sentir a imensidão da Serra. É um vale majestoso, longe dos olhares de quem não se aventura a ir mais além, e um dos mais fantásticos grandes espaços da Serra!

Descendo o vale, iremos percorrer o caminho que outrora seguiam as massas dos glaciares que se uniam ao glaciar do Vale do Zêzere, moldando singularmente o relevo da montanha. Hoje em dia, são os rebanhos de cabras e ovelhas que sobem e descem o vale à procura dos pastos de altitude - os Cervunais.

Nestas paragens mais remotas da Serra ainda podemos encontrar algumas relíquias das florestas de montanha que aqui já terão existido. Aqui ainda se encontram alguns raríssimos Teixos (Taxus baccata) e Azevinhos (Ilex aquifolium) isolados em linhas de água ou escarpas mais inacessíveis. No entanto, já bem perto da estrada, vamos ainda no final da caminhada encontrar um pequeno bosquete de Teixos e Vidoeiros (Betula celtiberica), consistindo no mais significativo núcleo de Teixos espontâneos da Serra.

Para conhecer um pouco mais da biodiversidade do nosso maior Parque Natural ou para simplesmente desfrutar da fuga da metrópole e mergulhar nestas paisagens de postal, siga o nosso Trilho e venha connosco apaixonar-se pela Serra!




Programa
- Encontro com os participantes: 9 horas no Covão d'Ametade - Vale Glaciário do Zêzere (ver mapa abaixo)

- Duração prevista: 6 a 7 horas

Vale Glaciário do Zêzere, com o seu característico perfil em "U"

- Desnível acumulado: 650 m

- Dificuldade: Moderada

- Percurso circular por trilhos de montanha

- Pontos de Interesse: Covão d'Ametade, Cântaro Gordo, Cântaro Magro, Vale da Candeeira, Cascatas da Candeeira, Barroca do Teixo, Vale Glaciário do Zêzere
avatar
trilhosdeideias

Mensagens : 22
Data de inscrição : 12/04/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum