2012/11/11 - Lagoas Serranas e Fragão do Poio dos Cães (Serra da Estrela)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2012/11/11 - Lagoas Serranas e Fragão do Poio dos Cães (Serra da Estrela)

Mensagem  trilhosdeideias em 2012-10-31, 15:05

Caminhadas de Montanha
Parque Natural da Serra da Estrela


Mais informação no seguinte link!

Uma Caminhada de Montanha em pleno planalto serrano para conhecer o que a Serra tem de melhor. Sem grandes desníveis acumulados e sempre rodeados de paisagens de cortar a respiração, é o trilho ideal para quem nunca se aventurou pela Serra numa caminhada de Inverno.

Siga o nosso Trilho e apaixone-se pela Serra!



Vista desde o Poio dos Cães sobre a Lagoa do Pachão e Vale da Candeeira


O Fragão do Poio dos Cães, sobranceiro ao Vale Glaciário da Candeeira, é um dos mais majestosos miradouros naturais da nossa Serra.

Para lá chegar, percorreremos o planalto serrano por entre lagoas e covões, numa paisagem tipicamente alpina. Aqui, as neves são frequentes durante os meses de Inverno, cobrindo zimbros, urzes e cervunais.

A estas altitudes já estamos acima dos limites das espécies arbóreas e estas apenas ocorrem pontualmente. Os Zimbros (Juniperus communis subsp. alpina) e a Urze-branca (Erica arborea) dominam a paisagem serrana, mas também aqui se podemos encontrar algumas raridades e endemismos da Serra da Estrela como a Argençana-dos-pastores (Genteana lutea), a Silene foetida ou a Festuca henriquesii.

Aqui, no andar superior da Serra, o relevo foi intensamente marcado pela acção das glaciações. O resultado foram as muitas lagoas que aqui existem, os vales e cumeadas, moreias e enormes blocos erráticos. Neste Trilho haverá lugar para conhecer um pouco sobre tudo isso, mas acima de tudo para desfrutar da liberdade de caminhar nestes grandes espaços.

É uma caminhada fantástica e acessível a todos, para além das estradas asfaltadas e dos pontos turísticos massificados, com toda a segurança de seguir o Trilho de quem melhor conhece a Serra!




Programa
- Encontro com os participantes: 10 horas junto à Fonte dos Perus / Curva das Salgadeiras (ver mapa abaixo)

- Duração prevista: 4 a 5 horas

Lagoa do Pachão com o Cântaro Gordo em fundo

- Desnível acumulado: 350 m

- Dificuldade: Moderada

- Percurso circular por trilhos de montanha

- Pontos de Interesse: Planalto serrano, Covão da Clareza, Salgadeiras, Cântaro Gordo, Lagoa do Pachão, Fragão do Poio dos Cães, Vale da Candeeira


avatar
trilhosdeideias

Mensagens : 22
Data de inscrição : 12/04/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum