2012/06/23 (Sábado - Domingo) - A ‘North Face’ da Estrela

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2012/06/23 (Sábado - Domingo) - A ‘North Face’ da Estrela

Mensagem  CAAL em 2012-05-20, 14:32

A face norte e as terras de Ribamondego

Em primeiro lugar, a natureza traçou a montanha com os seus imponentes vales glaciares e os seus rios selvagens e sinuosos.

Depois, também o homem aqui deixou o seu rasto pela vivência rica e marcante, revelada através do património arquitectónico, rural e popular, e nas modificações que efectuou na paisagem natural.

Assim é a serra da Estrela, nosso ‘ex-libris’, local a que o nosso Clube volta recorrentemente para levar a cabo diversos tipos de actividades! No entanto, tem escapado a sua face norte, uma lomba planáltica onde se abrigam Seia, Gouveia, e Celorico da Beira. As vistas, para norte pois claro, são para o vale do Mondego, mas já não é o mondeguinho do ’corgo das mós’ e que passa ainda magriço em Videmonte. Do alto do planalto de Videmonte e da serra do Ralo, naquela imensa baixa de terras de Ribamondego é já o Mondego, no seu curso médio, que passa no sopé de Celorico e Algodres, paisagem que se perde nas terras de Tavares, e limitada já muito ao longe pela serra do Caramulo.

É neste Mondego, que se vai construir mais uma barragem (Girabolhos), é mais uma oportunidade de usufruir do que se irá perder: caminhos tradicionais, locais esquecidos, rastos…

Características dos percursos:

Sábado: 1º percurso com cerca de 5,5km de extensão, a decorrer por caminhos tradicionais e algum corta-mato junto ao rio. Em Girabolhos desceremos em direcção ao Mondego, onde iremos piquenicar e tomar banho. Na subida para a Póvoa da Rainha teremos de vencer 100m de desnível, aqui haverá uma neutralização colectiva para acedermos a um 2º percurso, com cerca de 2,5km extensão, junto ao Mondego e a um seu afluente.

A seguir, partida para o camping ‘Moinhos do Dão’.

Domingo: depois do pequeno-almoço e de arrumarmos as trouxas, partida para Videmonte, onde se inicia o percurso com cerca de 18km, que decorre por caminhos de pastores/tradicionais e estradão. Começa-se por subir cerca de 200m nos primeiros 3km, até à Cabeça Alta (1287m), daqui ainda poderemos admirar ao longe a Torre, os Cântaros, e entrever o vale do Zêzere; até ao final em Aldeia da Serra (660m), o caminho vai baixando gradualmente. Neutralização na estrada Salgueirais/Prados (ao km 12 do p.). O final está previsto para as 18h00.

Alojamento: Exclusivamente no camping ‘Moinhos do Dão’ (www.moinhosdodao.nl), onde se pode acampar. O espaço pertence a holandeses desde os anos 70, que recuperaram as azenhas e casas de moleiros existentes naquele local junto ao rio Dão, que servem hoje para alojamento, além de terem construído várias cabanas de madeira também para esse efeito. (Se ficar nas cabanas serão mais 10,00€.)

Possui uma pequena praia fluvial, está debaixo de um dossel de verdura original, quase intacto, muito raro hoje em dia, e fica junto ao mosteiro cisterciense de Stª Maria de Maceira-Dão, ao qual poderemos dar uma espreitadela. Será neste espaço, muito ‘eco’, muito ‘pastiche’ e ‘artesanal’, mas muito ‘friendly’, que jantaremos e tomaremos o pequeno-almoço (tudo incluído no preço).

Cartografia: Folhas 191,192, 201 e 202 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Recomendações: Botas, roupa adequada, farnel para os almoços (podem encomendar no camping umas sandochas para domingo). Atenção que, quer no Mondego quer no Dão (camping) há oportunidade para banhos no rio. Não esquecer toalha e frontal, items necessários no alojamento. Quanto à bagagem é preciso que vá bem acondicionada, uma vez que seguirá de transfer do convento até ao camping, enquanto nós seguiremos a pé. Por fim, haverá fogo-de-campo, instrumentos musicais, e gargantas bem afinadas requerem-se para a véspera de S. João.

Partida: No sábado, dia 23, às 6h15 de Algés e às 6h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração às 10h30 de sábado, dia 23, junto à igreja de Girabolhos (é uma freguesia do concelho de Seia, mas próxima de Vila Nova de Tázem).

Preços: Consultar http://clubearlivre.org/node/1967

O preço inclui: o alojamento com pequeno-almoço, o jantar, o transporte, o seguro e as informações.

É imprescindível a inscrição prévia no Clube.

Para saber mais sobre nós visite-nos em
http://clubearlivre.org/node/1967
avatar
CAAL

Mensagens : 80
Data de inscrição : 23/06/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum