2012/05/18 (Sexta-feira) - Esta Lisboa que eu amo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2012/05/18 (Sexta-feira) - Esta Lisboa que eu amo

Mensagem  CAAL em 2012-04-29, 21:56

Um fim de dia diferente pela Lisboa antiga

Preparámos um passeio por Lisboa, a começar ao fim da tarde de sexta-feira, 18 de maio.

Como àquela hora a zona tem muito movimento, começamos a actividade num ponto mais tranquilo, e apontamos como ponto de encontro e de partida o Teatro Nacional de S. Carlos, ali perto do Chiado.

Começaremos então o nosso passeio lisboeta, detendo-nos um pouco junto à estátua de Luís de Camões, no Largo do mesmo nome. Em brevíssima homenagem ao nosso épico, contar-lhes-emos, sucintamente, a história da feitura desta estátua e desvendaremos os nomes daquelas figuras que rodeiam o poeta. A propósito, alguma vez nelas repararam bem? No entanto, são figuras grandes da nossa Cultura!
Logo mais, o Jardim de Santa Catarina, de vistas magníficas sobre o Tejo e a outra margem, jardim onde, imponente, está a escultura do Gigante Adamastor. Os amantes de fotografia terão aí um local privilegiado de captação de Lisboa e da outra margem!
Ali no alto de Santa Catarina, visitaremos o Museu da Farmácia, onde estão apresentados 5000 anos (cinco mil, leram bem!) de história da Saúde. Uma visita guiada por especialista do museu dar-nos-á acesso a peças do Egipto, Roma e Mesopotâmia. Também veremos farmácias europeias antigas e orientais ou a reconstituição da Estácio do Porto, sendo possível acedermos a artefactos que vão dos Incas, aos Aztecas, do Islão ao Tibete.
Este Museu foi considerado o Melhor da Europa em 1996, 97, 98 e 2004, tendo modernas e magníficas instalações!

Sempre a pé, pelas ruas antigas de Santa Catarina e Calçada do Combro, passaremos frente à Igreja de Santa Catarina, representativa do Barroco seiscentista, monumento nacional. Nessa calçada vislumbraremos alfarrabistas, livrarias e outras lojinhas muito ‘sui generis’.
Teremos oportunidade de ver o edifício, recentemente recuperado, do antigo Liceu Passos Manuel, o primeiro Liceu de Portugal, edifício de 1911, construído na sua época sob uma nova concepção de Educação e até de construção.
A Assembleia da República e a Casa-Museu de Amália Rodrigues
merecerão também algumas referências durante este nosso périplo lisboeta. Seguiremos sempre por essa Rua de S. Bento, repleta de antiquários, pequenos restaurantes e comércio antigo e tradicional, felizmente ainda com alguma atividade e vida!

A estas horas, já apetecerá jantar e iremos tê-lo num local de grande tradição e pergaminhos: o Ginásio Clube Português, onde seremos gentilmente recebidos pela sua Direção, que nos fará as honras da casa. A ementa deste jantar pode ser consultada no final desta nossa informação.
Durante o jantar, o Ginásio Clube Português deliciará, cremos, o nosso grupo, com uma demonstração de ‘Salsa’ e de ‘Jogo do Pau’, duas das atividades entre as muitas que aí levam a efeito.

Depois do jantar, daremos uma volta aprazível pelo Jardim das Amoreiras e temos previsto um ‘grande final’: um pezinho de dança na famosa Sociedade Filarmónica dos Alunos de Apolo, no seu baile de sexta-feira à noite, aberto à comunidade de Campo de Ourique e não só, com o produto do qual esta agremiação oferece, gratuitamente, todos os dias, almoço aos carenciados da zona, num gesto de há muitos anos e de muita solidariedade social.
O ambiente é o de uma sociedade recreativa de Bairro, muitíssimo frequentada nessas sextas-feiras à noite, com bailarico ‘abrilhantado’ por grupos musicais que conhecem bem os gostos dos seus frequentadores e ‘habitués’. É uma Lisboa que talvez não conheçam… e que vai valer a pena! Teremos também uma exibição de danças de salão feita por experientes e reconhecidos bailarinos, numa calorosa colaboração daquela Sociedade Recreativa com o nosso Clube.

Características do percurso
: pelo que se descreveu, já viram que é um percurso urbano, pelas ruas e ruelas antigas de Lisboa. Aconselhamos a levar calçado confortável e, se quiserem, a ter também um par de sapatos…para depois irem dançar, se for esse o vosso desejo.

Início da atividade
: às 18h45 à porta do Teatro Nacional de S. Carlos, ali muito perto do Largo do Chiado.
O preço de 31,00€ inclui o jantar e as entradas no Museu da Farmácia e n’ Os Alunos de Apolo.
O jantar tem o seguinte menu, único: creme de ervilhas c/ coentros; bacalhau c/ espinafres e salada; sobremesas variadas; vinho da casa; café.
Nota
: Por razões logísticas, esta actividade apenas comportará 30 participantes. Se gostaram da nossa proposta…apressem-se na inscrição e posterior partilha connosco desta Lisboa que nós amamos!

Para saber mais sobre nós visite-nos em : www.clubearlivre.org

avatar
CAAL

Mensagens : 80
Data de inscrição : 23/06/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum