2008/06/14 Trilho dos Miliarios - Paredes Coura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2008/06/14 Trilho dos Miliarios - Paredes Coura

Mensagem  pcandar em 2008-06-16, 15:37

Paredes de Coura, município que pela terceira vez visitamos para percorrer outros tantos percursos pedestres, desta feita o Trilho do Miliários, na freguesia de Cossourado. Provavelmente o nome desta freguesia teve origem na palavra “cossoiro” que constitui um elemento do fuso de tecelagem.
O dia 14 de Junho, amanheceu brilhante e radioso. Pouco tempo após o inicio da marcha visitamos a Cividade de Cossourado, povoado fortificado da Idade do Ferro, onde é possível observar parte de várias construções de tamanhos e plantas irregulares, mas sendo na sua maioria circulares. Deste local tem-se uma vista grandiosa sobre as terras de Coura. Continuando chegamos ao lugar de Antas, onde junto a uma ermida se vêem diversos marcos miliários, que indicavam as milhas romanas da via militar 19, do itinerário Antonino, que ligava Bracara Augusta (Braga) a Lucus Augusti (Lugo).
A partir de aqui seguimos o caminho que nos leva ao longo do Rio Coura. Caminho muitas vezes pouco perceptível tal é a vegetação, que também oculta a sinalética. A travessia da ribeira, que supostamente deveria ter uma ponte, teve que ser feita com os pés dentro da água gélida e que corria abundante. Este percalço por outro lado, pôs a prova a capacidade de improvisação do grupo.

Visitou-se ainda a Igreja românica de Rubiães, onde se deu alguns passos de dança no seu adro ao som da concertina, da gaita de foles e dos bombos.
Subimos o escadório da Igreja de Cossourado, e terminamos o percurso no mesmo local onde tinha-mos iniciado.
Para acabar em beleza, fomos a Mostra de Artesanato e Gastronomia de Paredes de Coura.

pcandar

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum