2008/05/10 - Trilho do Buraco Roto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2008/05/10 - Trilho do Buraco Roto

Mensagem  pcandar em 2008-06-13, 10:26

Num sábado cinzento e ameaçador de aguaceiros, como não tínhamos tido até aqui nas nossas caminhadas, rumamos a Batalha, no passado dia 10 de Maio de 2008, nesta que foi mais uma incursão para sul, em terras de solo calcário, arbustos, e ervas aromáticas que em ondas de aroma nos balanceavam, como abelhas na busca do melhor pólen.
Numa troca de ordem da actividade, que não foi do agrado de todos, efectuamos primeiro a visita ao Mosteiro de Stª Maria da Batalha, obra impara da arquitectura, almoçamos e rumamos um pouco mais para a serra mais propriamente até Reguengo do Fetal, onde no Largo da Palmeira demos inicio a caminhada do Percurso do Buraco Roto.
Este percurso dá a conhecer a gruta necrópole designada de “Buraco Roto”, nome que provavelmente advém do facto de a gruta se situar a uma cota baixa e debitar pela suas bocas toda a água que se infiltra nas zonas mais altas, nos meses mais chuvosos. A partir de aqui, o caminho é ladeado por carvalhiças, madressilvas, alecrim, rosmaninho, gilbradeira, alfazema e orquídeas. No Vale do Malhadouro o caminho torna-se mais técnico. Por entre saliências calcarias visita-se a Pia da Ovelha, e a zona de escalada do Reguengo, onde alguns jovens praticavam escalada em rocha em vias prumadas e sub prumadas, pondo a prova toda a sua técnica e destreza.
Próximo do Vale dos Ventos uma companheira de marcha cai e põe a prova os conhecimentos do socorrista. O carinho dos demais companheiros foi tal que num rasgo de ciúme ouvem que se atirasse para o chão, para do mesmo modo receber tal afecto.

pcandar

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum