2011/10/08 - (Sábado) De Lisboa a Alverca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2011/10/08 - (Sábado) De Lisboa a Alverca

Mensagem  CAAL em 2011-09-19, 21:10


Pelo Caminho do Tejo


Esta parte do percurso que, começando no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, vai até Fátima, faz parte de uma rede de caminhos conhecida por Caminhos de Fátima.

A nossa etapa, com 23km de extensão, vai decorrer ao longo do estuário do Tejo.

Iniciamos o nosso passeio sob a conhecida pala do Sisa Vieira para, de imediato, percorrer o Parque das Nações, onde teremos a oportunidade de relembrar os jardins e esculturas aqui criados por altura da Expo 98, bem como o Parque Urbano do Tejo e o Rio Trancão, já à chegada a Sacavém.

Passamos em frente do Mosteiro seiscentista das Clarissas e, depois de “atravessarmos” a auto-estrada, seguimos por um belo caminho ribeirinho, junto ao rio Trancão, em direcção à povoação da Granja.

Aqui poderemos constatar que o odor, em tempos associado a este rio, já não existe. Antes de chegarmos à Granja passaremos, ainda, pelas ruínas das Quintas do Monteiro-Mor e do Brasileiro.

De seguida afastamo-nos da zona húmida e, um pouco mais à frente, retomamos os caminhos tradicionais até à Póvoa de Santa Iria.

Nesta povoação, após passarmos a linha de comboio, seguimos para o nosso destino final – Alverca – por um caminho que atravessa uma zona de sapal antigamente explorada para a extracção de sal.

Por fim chegamos à Estação de Caminho de Ferro de Alverca e, dando por terminado o nosso passeio, é tempo de regressar a casa, de comboio. (O bilhete do comboio de regresso não está incluído no preço da actividade).

Características do percurso:

Praticamente plano e por caminhos bem marcados. Possibilidades de neutralização, apanhando o comboio para regressar a Lisboa, tanto em Sacavém como na Póvoa de Santa Iria.

Concentração: Às 9h30 no Pavilhão de Portugal no Parque das Nações.

Inscrição: No local da concentração.

Preços:
5,00 €, no local da concentração (inclui o seguro).
avatar
CAAL

Mensagens : 80
Data de inscrição : 23/06/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum