2010/11/06 (Sábado) Dinossáurios na Serra d’Aire - A serra e a Pedreira do Galinha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2010/11/06 (Sábado) Dinossáurios na Serra d’Aire - A serra e a Pedreira do Galinha

Mensagem  CAAL em 2010-10-26, 22:17

Quase 7 anos depois, voltamos a visitar o Geomonumento da Pedreira do Galinha, e fazemos um belo passeio pela serra!

A persistência do Prof. Galopim de Carvalho, após uma longa controvérsia, levou, em 1996, à criação de um geomonumento na Pedreira do Galinha, de uma importância extraordinária. Vamos iniciar aqui a nossa actividade com uma visita guiada. Vale a pena esta visita, mesmo para aqueles que em 1995, ainda antes da criação do museu, nos acompanharam num interessante passeio na serra, por um percurso similar ao que iremos realizar. "O Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire, na povoação de Bairro, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, contém um importante registo fóssil do período Jurássico, as pegadas de alguns dos maiores seres que alguma vez povoaram o planeta Terra: os dinossáurios saurópodes. Na laje calcária onde as pegadas se conservaram ao longo de 175 milhões de anos, podem ser observados cerca de 20 trilhos ou pistas, uma delas com 147m e outra com 142m de comprimento."

Saindo do museu, o passeio irá continuar subindo, numa primeira fase, até ao cimo da serra d’Aire, por caminhos rurais, estabelecidos desde longa data, saltitando de quando em vez pelo mato rasteiro, procurando as melhores soluções para a progressão.

Encontramo-nos no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, já nosso conhecido, que engloba um longo arco de serras de natureza calcária, onde se podem observar as características formações cársicas – lapiás, grutas e algares – e uma flora rasteira própria de solos pobres resultante da escassez de água.

Características do percurso: O percurso, de média extensão, não é difícil mas exige o uso de botas, recomendando-se também a utilização de perneiras. Não esquecer levar merenda e água suficiente para toda a tarde, dado não haver possibilidade de abastecimento durante o percurso. C a r t o g r a f i a : Folha 319 (Minde) do IGE, na escala 1/25000.

P a r t i d a : De Algés, às 7h45 e de Sete Rios, às 8h00.

Dadas as características específicas e de organização do passeio, não é possivel a utilização de viatura própria.
O preço inclui a entrada no “Parque Jurássico”, transporte, seguro e uma sopa quente no final...



Preços:Autocarro: 22 € ; Menores 21: 13,50€
avatar
CAAL

Mensagens : 80
Data de inscrição : 23/06/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum