2010/09/25 - Rota das Invasões: a Natureza e a História no Monumento Natural das Portas de Ródão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2010/09/25 - Rota das Invasões: a Natureza e a História no Monumento Natural das Portas de Ródão

Mensagem  Caminhos Com Vida em 2010-09-06, 11:25

Rasgando a imponente crista quartzílica, o rio Tejo corre encaixado passando por uma abertura chamada Portas de Rodão. Com cerca de 170 metros de desnível no ponto mais alto, este Monumento Natural, candidato às 7 Maravilhas Naturais de Portugal, é o habitat de muitas espécies de flora e fauna rúpicolas e palco de muitos acontecimentos relevantes para a história da região e do país.

Propomos-lhe um percurso circular desde Vila Velha de Rodão até ao alto das Portas. Por entre zimbros e acompanhados pelo Grifo em vôo planado iremos percorrer os caminhos da serra das Talhadas, que nos proporcionam o encontro com paisagens de cortar a respiração e vestígios de construções militares, que vêm desde o tempo dos templários até às invasões francesas.

Património Natural: garganta das Portas de Rodão, colónia de Grifos (espécie de abutre Gyps fulvus), grande população de Zimbro (Juniperus oxycedrus), possibilidade de observação de Águia de Bonelli (Hieraaetus fasciatus) e Cegonha Preta (Ciconia nigra).

Património Construído: Castelo do Rei Vamba, fortificações do tipo bateria, capela da Nossa Senhora do Castelo.

Porque promovemos um impacto ambiental mínimo em todas as nossas actividades, o horário deste percurso está adaptado à utilização do comboio da linha da Beira Baixa tendo como destino a estação de Ródão.

Mais informação em http://www.caminhoscomvida.com/templates/invasoes_a.html

Caminhos Com Vida

Mensagens : 136
Data de inscrição : 09/07/2009

Ver perfil do usuário http://www.caminhoscomvida.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum