Sistema de Posicionamento Global - GPS´s

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sistema de Posicionamento Global - GPS´s

Mensagem  FDias em 2008-05-11, 20:13

Boas pessoal!
Muita gente já utiliza os aparelhos de GPS para irem à descoberta de novos trilhos, outros trocam track's para assim divulgarem lugares magníficos onde podemos desfrutar uma boa caminhada. Realmente esta maravilha da tecnologia pode evitar que tenhamos que andar com a mochila cheia de cartas militares, bússola e outros meios de orientação, a tirar azimutes, etc ou que nos percamos porque ao seguir um percurso marcado a dada altura as placas já não existem e ficamos sem conhecer o percurso total.
Dada a utilidade destes aparelhos para a nossa modalidade julgo conveniente que possam ser discutidos neste fórum, marcas, modelos mais adequados, relatos de experiências, etc... Very Happy Very Happy Very Happy

FDias

Ver perfil do usuário

GEONAUTE KEYMAZE 300

Mensagem  Gambuzina em 2008-07-16, 08:17

Saudações Caminheiras.

Ofereceram-me aqui há coisa de 1 mês um GPS da marca GEONAUTE, modelo KEYMAZE 300, que tem feito furor em todas as caminhadas a que vou.
É um modelo de pulso, leve e ligeiramente maior que um relógio.
Dá as horas, as coordenadas, estabelece um mapa do percurso com a indicação do Norte.
Dá a distância percorrida, velocidade instantânea, velocidade média, velocidade máxima e tempo de percurso, bem como a altitude.
Tem luz, para se ver à noite.
É um aparelho muito simples de usar e intuitivo.
Permite armazenar a informação recolhida e passá-la para um PC através de ficheiro TXT e KML.
Este segundo pode ser lido pelo Google Earth, o que nos dá a imagem de por onde andámos!
Permite ainda, em andamento, marcar pontos da caminhada, que se considerem importantes para que depois apareçam assinalados no mapa do Google.
Permite que se leia um percurso marcado no Google Earth, gravando-o como ficheiro KML e depois passá-lo para o aparelho GPS. No mapa aparece o percurso e a nossa posição relativa ao mesmo. Aproximando a escala (que vai de 5km a 5m) conseguimos seguir o trilho marcado no Google Earth.
Funciona com uma bateria recarregável, que se carrega através do cabo USB (fornecido) que se liga ao computador.
Em termos de autonomia, numa caminhada de 7h, o aparelho não chega a consumir metade da bateria.
Compra-se na DECATHLON e custa 99,90€.
Mais info em http://www.decathlon.pt/PT/keymaze-300-19500234/
Da minha parte, o aparelho é mesmo o que eu precisava!
É simples, intuitivo, leve e permite fazer várias "brincadeiras" com ele! Very Happy

Gambuzina

Ver perfil do usuário

Link para Tracks

Mensagem  thor98 em 2008-07-23, 18:10

ora viva.......

deixo aqui um link com muitos traks pra GPS onde podem descarregar ou até memso converter ficheiros.........muito bom.........

http://gpsies.com/home.do#7_39.4366187_-9.241777135_p

ainda por cima chegou hoje o meu novo brinquedo GARMIN VENTURE HC e ja me dá dores de cabeça a mexer nele.......

vou experimenta-lo no terreno amanha ou sexta feira na serra d´aire e candeeiros, se alguem quiser aparecer pra passear e partilhar esta trambolhice é com todo o gosto, mandem PM ou Mail...........

abraço

thor98

Ver perfil do usuário

Tracks de GPS - Dica e Sugestão

Mensagem  Gambuzina em 2008-10-20, 10:09

Olá a todos. Surprised

Inicialmente tive um GEONAUTE KEYMAZE 300, mas infelizmente avariou Sad e quando fui para trocá-lo, como não tinham em stock, devolveram-me o dinheiro.
Aproveitei então para comprar um aparelho um pouquinho melhor, Razz o GARMIN eTrex Vista HCx que, até ver, tem-se portado à maneira.
Levei-o este sábado para Montejunto para fazer um trilho que tracei de véspera no Google Earth e gravei em formato kml; depois com o programa TrackMaker converti o ficheiro em gpx e abri-o com o MapSource (programa do aparelho GPS) e passei-o para o GPS.
E não é que o trilho bateu certinho com o percurso que fizemos? Very Happy
Fica a dica.

E agora uma sugestão:
Acho que seria interessante se conseguíssemos fazer uma base de tracks GPS para os utentes deste fórum.
Desconheço as dificuldades técnicas de uma tarefa destas, mas nos dias que correm, creio que seria uma ideia a ter em conta.
Da minha parte posso arranjar os tracks dos percursos que tenho feito e onde tenho usado o meu GPS, (Sintra, Mafra, Montejunto, Cabo Espichel, entre outros) mas não sei como os hei-de disponibilizar aqui no fórum. scratch

Quem souber que se acuse.

Saudações Caminheiras,

SValentim

Gambuzina

Ver perfil do usuário

Re: Sistema de Posicionamento Global - GPS´s

Mensagem  Admin em 2008-10-20, 21:07

Caro SValentim

A sua ideia é magnifica, mas devo informar, que aqui no fórum é impossivel criar uma base de dados sobre tracks para GPS.

O que posso fazer, è criar um novo tópico sobre este tema e cada um faz a ligação, com um link para onde está o track ou trakes para GPS para caminheiros, ou seja, só tracks para se realizarem a pé, que é o objectivo do nosso fórum.

Assim que criar o novo tópico, aguardo pela vossa participação.

Um abraço a todos.

O Admin

Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://caminhadas.forumeiros.com

Mensagem  Gambuzina em 2008-10-21, 11:16

Olá.

Pelo que percebi, conseguimos enviar os nossos tracks para o gpsies e depois colocamos os links neste fórum.
Indo ao gpsies depois pode-se fazer o download desses tracks para o computador ou directamente para o gps.
Parece-me uma boa forma de partilharmos o que temos com os outros companheiros de caminhadas.
Boa!! Smile Toca a dar corda às botas!! cheers

Saudações Caminheiras,

S.Valentim

Gambuzina

Ver perfil do usuário

Mensagem  Admin em 2008-10-21, 11:26

Amigo S. Valentim

Isso mesmo, até ao momento não vejo outra solução, mas se alguem tiver outra, será bem recebida.

Não sei se ja repararm, mas no GPSies.com, poderá elaborar os seus proprios tracks e exportalos para o seu PC ou seu GPS, mas não se esqueçam de partilhar com todos nós esses tracks, ficamos todos agradecidos.

Um abraço
Admin

Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://caminhadas.forumeiros.com

Gps, qual comprar?

Mensagem  Miguel Ângelo em 2009-01-22, 12:46

Boa tarde

Eu estou interessado em comprar um gps… mas como a variedade é muita as dúvidas surgiram a rodos….

Em primeiro qual comprar?

Eu gostaria de comprar um que desse para tudo, estrada, caminhadas, geocaching.

Mas as caminhadas sem dúvida seriam a principal actividade.

Queria também um gps que importa-se e exporta-se track´s não só do gpsies, como de outros lados tal como o repositório aqui do fórum…

Gostaria de desenhar um trajecto no google earth, mandá-lo para o gps e ai vamos nós. Mas pelo que tenho lido isso só poderá ser feito com o google earth plus. É verdade?

Gostaria também de ir do ponto A até ao ponto B sem passar por estradas. Ou seja a ligação entre dois pontos, em caminhada, seria sempre pelo caminho mais curto e não pelo alcatrão, como sabemos é bem mais agradável caminhar em trilhos do que em alcatrão.

No fundo gostaria de obter a vossa ajuda nestas questões. Peço desde já desculpa pelo incómodo.

P.S - Estou inclinado para o garmin gpsmap 60 csx. Que me dizem?

Miguel Ângelo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: